domingo, 27 de junho de 2010

BEATO VICENTE GROSSI

*  07 NOVEMBRO



Trata-se de um pároco, fundador das Filhas do Oratório, beatificado por Paulo VI, em 1975, no dia de Todos os Santos.

Nasceu Vicente em 9-3-1845 em Pizzighettone (diocese de Cremona, na Itália), como o penúltimo filho entre sete.

Foi ordenado sacerdote em 22-5-1869, tendo feito um curso de 5 anos e meio de seminário maior, conforme o costume da época.

Como sacerdote, foi designado para as reitorias de algumas igrejas nos quatro seguintes.

Reitoria de igrejas era o cuidado pastoral de igrejas abertas ao público, mas não eram paróquias.

Em 1873 foi nomeado pároco de Regona.

Vicente Grossi tinha crescido numa família modesta, filho do povo e amante da sua condição e de todos os que a dividiam.

Para ajudá-los deu início nessa paróquia de Regona a uma nova congregação religiosa, a das filhas do oratório, despretensiosa obra que agrupava algumas moças desejosas de ajudar os mais necessitados.

Dez anos depois de ter tomado posse nessa paróquia, foi transferido em 1883 para a paróquia de Vicobellignano, onde permaneceu até a data de sua morte, ocorrida em 7-11-1917.

A sua modesta e despretensiosa congregação sobreviveu à sua morte e em 1983 contava com 59 casas e 455 religiosas.

Apesar dessa aparentemente modesta vida de obras, P. Vicente Grossi representa todo um exército de humildes sacerdotes dedicados à cura de almas, sem maiores pretensões do que se santificarem, santificando as pessoas a eles confiadas.


*  BEATO FRANCISCO PALAU - Confessor




A personalidade extraordinária do carmelita Francisco Palau, com o seu zelo ardente e combativo pela causa de Deus e da Igreja, faz lembrar a do profeta Elias, patriarca da família carmelitana.


Nascido em Aytona, na Catalunha, Francisco Palau professou solenemente, aos 21 anos de idade, no convento carmelita de Barcelona.


Ordenado sacerdote, apoiou com as suas pregações os carlistas, então em guerra civil contra os monárquicos liberais.


Possuía um particular discernimento do papel desempenhado pelo demónio no mundo, e empenhou-se para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis.


Em consequência das suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado.


Fundou duas congregações religiosas femininas -- a das Carmelitas Missionárias e a das Carmelitas Missionárias Teresianas -- e duas masculinas, que vieram a extinguir-se : a dos Irmãos Carmelitas do Ensino e a dos Irmãos Carmelitas Terciários.


Em 1868, no meio de uma tempestade anticristã e anticlerical, deu início à publicação do "El Ermitaño", semanário religioso, político e literário.


Nesse órgão divulgava, acerca do futuro da Igreja e das várias nações européias, análises e previsões de impressionante agudez de espírito.


Foi beatificado em 1988.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário