domingo, 27 de junho de 2010

SANTA CECÍLIA - Mártir

*  22 NOVEMBRO



Era nobre e cristã, e tinha feito um voto de virgindade, quando o seu pai a casou com Valeriano.

De acordo com os costumes do tempo, não era necessário o consentimento da noiva para o casamento, e o pai de Cecília casou-a sem tê-la antes consultado.

Ela declarou ao marido a sua condição de cristã e de virgem consagrada a Deus, e conseguiu convertê-lo, assim como ao cunhado, de nome Tibúrcio, sofrendo os três glorioso martírio por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santa Cecília, cujo corpo foi reencontrado no século IX, é invocada como padroeira da música e do canto, porque de acordo com uma antiga tradição ela cantou, para Valeriano, a beleza da castidade, e fez-o de modo tão eficaz que ele determinou-se a respeitar na esposa o voto que ela fizera.

Santa Cecília foi das santas mais veneradas desde tempos imemoriais, e teve o seu nome incluído no Cânon da Missa.

Ela tem a glória de se ter assemelhado a Maria Santíssima num ponto: ambas foram casadas e permaneceram virgens.

.

1 comentário:

  1. Em nome da minha mãe que se chamava Maria Cecilia e em homenagem a minha neta que esta pra nascer e que se chamara Maria Cecilia.Que Deus te de o descanso eterno minha que se foi desde mundo que com certeza foi pra outro bem melhor fique com Deus e que a senhora onde estive nos ilumine aqui na terra.De sua filha Maria Celia filhos e netos e gerno.

    ResponderEliminar