domingo, 27 de junho de 2010

BEATA MARIA CLEMENTINA ANAURITE

*  01 DEZEMBRO





Anuarite nasceu em Wamba (D.R. Congo) em 29 de dezembro de 1939.

Os paiS da Anuarite erram pagãos. No entanto, sua mãe foi baptizada no mesmo dia que ela em 1945. o nome de baptismo de Anuarite era Afonsina. Parece que ela foi batizada duas vezes simplesmente porque o seu certificado original de baptismo foi perdido.

Anuarite era uma criança sensível. Uma vez após ver um cabrito ser corneado, Anuarite negou-se a comer a carne, dizendo que o sangue era igual ao dela. Ela era também muito prestativa e depois da escola adorava ajudar a sua avó  nas tarefas domésticas.

Mesmo sendo uma pequena menina, Anuarite desejava ser freira e despertou o mesmo desejo nas suas amigas. Ela admirava as freiras da sua vila e queria seguir as suas pegadas.

No começo a mãe de Anuarite foi contra o seu desejo de ser freira. Mas Anuarite não foi facilmente dissuadida e por si própria pediu para ser aceite no convento. Entretanto, as irmãs negaram-se a aceita-la pois era muito jovem naquele momento.

Certo dia, um camião chegou à missão para levar as candidatas ao convento em Bafwabaka e Anuarite aproveitou a oportunidade para subir ao camião sem ser vista. A sua mãe procurou-a durante vários dias e só descobriu o seu paradeiro através de um menino da vila. Mesmo tendo Anuarite fugido a sua mãe não a obrigou a voltar pra casa.

Depois de muitos dias no convento Anuarite fez os seus votos em 5 de agosto de 1959 e tornou-se a Irmã Maria Clementina.

Na sua vida no convento, Anuarite dedicou-se a servir os outros a fazê-los felizes. Ela até assumia tarefas que outros evitavam. Assim mesmo, às vezes ela chamava atenção abertamente daqueles que fugiam do trabalho. Ela fez voto de jamais pertencer a nenhum homem e queria que as outras irmãs mantivessem o mesmo voto.

Em 1964, estourou a rebelião de Mulele e em poucas semanas tomou conta de todo o pais. Os rebeldes Simba perseguiram os estrangeiros mas também os monges e freiras nativos pois suspeitavam que eles estivessem em cumplicidade com os estrangeiros. No dia 29 de novembro de1964 eles chegaram ao convento de Bafwabaka e carregaram as 46 freiras num camião e  levaram-as para Wamba. As freiras foram informadas que a mudança era por razões de segurança. Não obstante, o camião mudou de rumo e foi para Isiro onde as freiras foram levadas para a casa do Coronel Yuma Déo.

Naquela noite, todas as irmãs excepto a Irmã Anuarite mudaram novamente, desta vez para uma casa próxima chamada de "casa azul". Um dos líderes Simba, Coronel Ngalo, com a ajuda de um soldado de nome Sigbande, tentou convencer Anuarite a tornar-se sua esposa.

Ela declarou que estava disposta a morrer defendendo a sua virgindade.

Mais tarde, nessa mesma noite, o Coronel Olombe e um grupo de Simbas mandaram as freiras dormir e permitiram que todas dormissem num mesmo quarto mas que Anuarite ficasse com eles. Muito perturbada e ansiosa Anuarite pediu à sua madre superiora que rezasse por ela. Olombe pressionou novamente  para que ela acedesse ao desejo de Ngalo. Depois mudou de idéia e decidiu que ele queria Anuarite para si próprio. Quando ela recusou categoricamente, ele proferiu insultos atacando-a, mas ela manteve-se desafiante.

Então o coronel forçou a entrar num automóvel a Irmã Anuarite e a Irmã Bokuma Jean-Baptiste, a quem ele queria para si mesmo. Anuarite e a Irmã Jean-Baptiste, tentaram fugir enquanto Olombe pegava nas chaves do carro em casa. Lamentavelmente ele pegou-as e uma luta feroz aconteceu. A Madre Leontina e a Madre Melanie que testemunhavam a cena imploraram ao coronel que tivesse misericórdia das duas freiras, mas o coronel estava furioso e mandou-as calar.

O Coronel Olombe então começou a bater nas duas freiras. A Irmã Jean-Baptiste desmaiou, os seus braços quebraram em três partes, mas Anuarite continuou a resistir corajosamente dizendo que ela preferia morrer do que cometer tal pecado. As suas palavras só instigaram a fúria de Olombe.

Debaixo de pancadas Anuarite teve forças para dizer: "Eu lhe perdou-o porque você não sabe o que está a fazer".

.

Sem comentários:

Enviar um comentário