sábado, 3 de julho de 2010

SÃO GONÇALO DE LAGOS - Prebítero

*  27 OUTUBRO



S. Gonçalo nasceu em 1360, na cidade algarvia de Lagos, segundo a tradição, numa casa situada junto das Portas do Mar, precisamente no local onde hoje, e de há séculos, se encontra o seu nicho e imagem, que a gente lacobrigense tanto venera.

Posteriormente tomaria o sobrenome de Lagos, por ser esse o costume da época entre os frades, como por exemplo, Santo António de Lisboa.

No decorrer de uma visita de dias – ou meses – a Lisboa, decidiu entrar no Convento dos “gracianos”, nome vulgarmente dado, naquele tempo, aos frades da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho que viviam no Convento de Nossa Senhora da Graça.

A data deste acontecimento tem sido objecto de controvérsia, pensando-se que S. Gonçalo teria entre 20 ou 21 anos.

Aproveitando a proximidade dos “Estudos Gerais” - que o rei D. Dinis fundara em 1290, e que, depois de terem sido por duas vezes transferidos para Coimbra, estavam novamente em Lisboa desde 1377 – Gonçalo foi um dos indicados para ingressar nos estudos universitários.

Saiu-se tão brilhantemente que logo os mestres o convidaram para se formar em doutor de Teologia e integrar-se no corpo docente.

Os seus conceituados livros, os seus primorosos trabalhos de iluminura e as suas inspiradas composições musicais são a confirmação das suas virtualidades intelectuais e artísticas.

 
*  SÃO FRUMÊNCIO - Bispo e Confessor



Natural da Índia e levado como escravo para o Egipto, foi sagrado bispo em Alexandria, por Santo Atanásio.

Empenhou-se na evangelização da Etiópia, sendo considerado o apóstolo daquele império.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário