sábado, 31 de julho de 2010

SÃO MATEUS - Apóstolo e Evangelista

*  21  SETEMBRO



Mateus, o filho de Alfeu, era no começo um cobrador de impostos e foi como tal que o Senhor o viu em Cafarnaum e lhe disse: "Segue-me".

Ele, levantando-se, seguiu-O (Mateus 9:9).

Após isso, Mateus preparou um banquete em sua casa e lá proveu a oportunidade de o Senhor falar algumas grandes verdades a respeito da Sua vinda à terra.

Após receber o Espírito Santo, Mateus pregou o Evangelho aos partas, medos e etíopes.

Na Etiópia, ele designou o seu discípulo Platão como bispo e retirou-se para orar sozinho numa montanha, onde o Senhor apareceu-lhe.

Mateus baptizou a mulher e o filho do príncipe da Etiópia, o que deixou o príncipe muito zangado; ele enviou uma guarda para trazer Mateus perante si a julgamento.

Os soldados foram, mas voltaram ao príncipe dizendo que tinham ouvido a voz de Mateus, mas que não o conseguiram ver com os seus olhos.

O príncipe então mandou uma segunda guarda. Quando esta guarda se aproximou do Apóstolo, ele resplandeceu com uma luz celestial tão brilhante que os soldados eram incapazes de olhar para ele.

Amedrontados, largaram as suas armas e foram-se embora.

O príncipe, então, foi ele mesmo para lá. Quando ele se aproximou de Mateus, tanto brilho resplandeceu do santo que o príncipe ficou cego no mesmo instante.

Mas o apóstolo tinha um bom coração: ele orou para Deus e a visão do príncipe foi restaurada – infelizmente, só no plano físico; seus olhos espirituais continuaram fechados.

Ele prendeu Mateus e submeteu-o a severas torturas, duas vezes ateou fogo ao seu peito, mas o poder de Deus  manteve-o vivo e ileso.

Então, o apóstolo rezou a Deus e entregou o seu espírito nas Suas mãos.

O príncipe ordenou que o corpo do mártir fosse colocado num caixão de chumbo e atirado ao mar.

O santo apareceu ao bispo Platão e disse-lhe onde poderia encontrar o caixão com o seu corpo; o bispo foi e  recuperou-os.

Vendo essa nova maravilha, o príncipe foi baptizado e recebeu o nome de Mateus.

Ele então deixou de lado toda a vaidade terrena e  tornou-se um presbítero, servindo a Igreja de uma maneira agradável a Deus.

Quando Platão faleceu, o apóstolo Mateus apareceu ao presbítero Mateus e aconselhou-o  a aceitar o episcopado.

Então, ele tornou-se um bispo e foi um bom pastor por muitos anos, até que Deus o levou para o Seu Reino imortal.

São Mateus Apóstolo escreveu o seu Evangelho na língua aramaica.

Pouco depois ele foi traduzido para o grego e o texto grego chegou até nós, ao passo que o texto aramaico perdeu-se.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário