sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BEATO TIAGO LAVAL - Presbítero Espiritano

* 09 SETEMBRO



Em 1841, partiu para a Ilha Maurícia o primeiro missionário da Congregação fundada por Libermann. Chamava-se Tiago Laval. Antes de se tornar missionário, foi médico e pároco de aldeia. Foi o grande apóstolo da Ilha Maurícia, e hoje o seu túmulo, nessa ilha, é visitado por muitos milhares de pessoas, cristãos e não-cristãos. Já foi beatificado pela Igreja.

O P. Tiago Laval foi médico e pároco de aldeia, antes de se tornar missionário.

Nasceu em França. Filho de um rico fazendeiro e presidente da edilidade local, perdeu a mão aos 7 anos.

Formou-se brilhantemente em medicina, na célebre universidade de Sorbona, Paris. Assíduo frequentador das reuniões mundanas e com futuro social promissor, acabou por deixar tudo, para se fazer sacerdote.

Foi o primeiro missionário da Congregação fundada pelo Padre Libermann. Foi enviado para a ilha Maurícia. Quando Laval ali chegou ainda existia a escravatura. À sua chegada, o P. Laval encontrou uma situação religiosa quase a zero, sobretudo entre os negros africanos, aos quais se dedicou.

O seu grande combate, que Ihe granjeou muitas inimizades por parte dos colonos, foi a libertação, dignificação e evangelização dos escravos.

Homem de profunda comunhão com Deus. Consciente que só com um bom número de cristãos comprometidos é possível desenvolver um trabalho pastoral, rodeia-se de leigos formados por si a quem dá uma formação continuada. Pouco a pouco conquistou a simpatia de todos e começou a construir capelas e igrejas por toda a ilha.

Na altura da sua morte em 9 de Setembro de 1864, de um total de 140 mil habitantes, cerca de 40 mil participaram no seu funeral! Hoje, é considerado um "herói nacional" e o dia da sua morte é o Dia Nacional da Ilha Mauricia. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 29 de Abril de 1979. 0 seu túmulo é visitado anualmente por 150 mil pessoas, sem diferença de cor ou religião. todos o veneram como Pai e Amigo dos pobres e a sua memória tem contribuído muito para o ambiente de tolerância e diálogo existente no mosaico de raças e religiões, que é a Ilha Maurícia.






.

Sem comentários:

Enviar um comentário