sexta-feira, 20 de agosto de 2010

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

* 14 SETEMBRO



A festa da Exaltação da Santa Cruz celebra a vida de Cristo oferecida por toda a humanidade. A morte de Jesus Cristo na cruz não é um fim, nem tampouco um desejo de Deus, mas fruto do pecado humano que endurece os corações para que não consigam receber a mensagem salvadora do Filho de Deus enviado para a redenção da humanidade.

Anos depois da morte de Jesus, São Paulo irá nos falar várias vezes sobre a loucura da cruz, onde o que parece o fim para os olhos humanos, é justamente o começo da vida em Deus. Jesus vence a morte, mostrando ser este sim o desejo de Seu Pai: a vida é dada para a eternidade e, por isso, para aquele que crê em Deus, não há morte.

Jesus foi humilhado e morto pelos homens, que certamente se vangloriaram de fazê-lo e, assim, salvar o povo daquele a quem julgavam falso profeta e desestabilizador da ordem - ou seria do poder estabelecido e que só a eles interessavam?

Jesus ressuscita como resposta de Deus àqueles mesmos homens e à toda a humanidade, como sinal da aliança eterna feita conosco desde os tempos imemoriais: Deus nos quer para a vida!

O sofrimento de Jesus na cruz representa a reunião em Cristo de todo o sofrimento humano - desde seu tempo até nossos dias. Muitos inocentes ainda hoje são crucificados e não só pelos poderosos ou governantes mas por cada um de nós que ainda fecha seu coração ao outro ou que não sai de seu egoísmo para transformar realidades.

Exaltar a Santa Cruz de Cristo é tomar para si a responsabilidade de diminuir o sofrimento humano a partir de pequenos gestos, a partir do dia-a-dia, a partir daquilo que podemos fazer em nossas próprias casas, em nosso trabalho, em nosso caminho pequeno pelo mundo. Exaltar a Santa Cruz é saber que não é vergonha estar junto dos que mais sofrem, dos excluídos e dos preferidos pelo Pai para ser depositários de Seu amor eterno.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário