sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE

* 11 SETEMBRO



João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Puech, lugarejo da paróquia de Montgesty, na diocese de Cahors, na França. João Gabriel era um dos oito filhos de Maria Rigal e de Pierre Perboyre. A família possuía uma fazenda que os fazia viver e João Gabriel crescia numa família muito católica.

Jacques Jean, o irmão de seu pai, era sacerdote da Congregação da Missão (Lazarista). Estava em missão no Seminário Vicentino, em Montauban, e trabalhava na formação dos futuros Padres. A família Perboyre tinha por ele uma grande amizade, assim como os dezessete primos e sobrinhos da família que passaram pelas mãos deste tio Jacques, no Seminário de Montaubam.

Em 1816, Luís, irmãozinho de João Gabriel, foi enviado a este mesmo Seminário e João Gabriel acompanhou-o  durante os meses de inverno, para aí prosseguir os seus estudos. Na primavera, quando João Gabriel deveria regressar à fazenda, sob a direcção do seu tio, sente o apelo de Deus para ser sacerdote.

A 15 de Dezembro de 1818, João Gabriel entrou na Congregação da Missão, em Montauban. No dia 23 de setembro de 1825 foi ordenado sacerdote por Dom William Dubourg, da diocese da Nova-Orleans, nos Estados Unidos, na Capela das Filhas da Caridade, à rua do Bac, em Paris.

Ensina durante algum tempo Teologia no Seminário de Saint Flour e foi Director do Pensionato da mesma cidade, quando foi chamado a Paris, em 1832, para ser Director do Seminário Interno da Congregação da Missão.

João Gabriel, porém, queria partir para a missão na China. Em 29 de Agosto de 1835, chegou a Macao, a porta de entrada às missões, na China. Depois de ter trabalhado em numerosas actividades apostólicas em Ho-Nan, apesar dos perigos e das perseguições, foi traído e feito prisioneiro, em Setembro de 1839.

No dia 11 de Setembro de 1840, em Ou-Tchang-Fou, depois de uma longa e terrível tortura, foi pendurado numa cruz e estrangulado com uma corda.

João Gabriel foi beatificado a 10 de Novembro de 1889, pelo Papa Leão XIII e canonizado por João Paulo II, no dia 2 de Junho de 1996.

O seu corpo foi transportado a São Lázaro, Casa-Mãe dos Lazaristas, vinte anos depois da sua morte.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário