sábado, 28 de agosto de 2010

SÃO LOURENÇO - Diácono e Mártir

* 10 AGOSTO



São Lourenço foi uma das vítimas da perseguição do imperador Valeriano em 258, como o Papa Xisto II, de quem era arquidiácono, e de muitos outros membros do clero.

Valeriano, no começo de Agosto de 258, lançou um edito condenando sumáriamente à morte todos os bispos, padres e diáconos.

Essa ordem imperial foi imediatamente cumprida em Roma.

No dia 6 do mesmo mês, o Papa Xisto II foi levado às catacumbas e executado. Outros dois diáconos, Felicíssimo e Agapito, foram mortos no mesmo dia.

Quatro dias depois, Lourenço, o último de sete diáconos, foi martirizado. Ele foi sepultado na Via Tiburtina, num lugar chamado Agro Verano.

A causa da morte de São Lourenço é incerta, não existem relatos escritos do martírio. Segundo a narração de Santo Ambrósio, aceita pela Igreja, ele teria sido queimado.

Desde o século IV, São Lourenço tem sido um dos mais honrados mártires da Igreja.

O imperador Constantino foi o primeiro a construir um oratório sobre o seu túmulo, que foi ampliado e beatificado pelo Papa Pelágio II.

O Papa Xisto III construiu a basílica, que veio a ser uma das cinco igrejas patriarcais de Roma, junto com as igrejas de São João de Latrão, São Pedro, Santa Maria Maior e São Paulo extramuros.

No altar-mor dessas igrejas somente o Papa pode celebrar.
Além da igreja de São Lourenço, Roma tem mais sete santuários dedicados a São Lourenço.

São Lourenço é padroeiro dos diáconos.


 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário