terça-feira, 31 de agosto de 2010

SÃO PEDRO CRISÓLOGO - Bispo e Doutor da Igreja

* 30 JULHO

Adicionar legenda


O santo deste dia, nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" a sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto deu-se em 1729, pelo Papa Bento XIII).

São Pedro Crisólogo tinha este nome por se ter destacado, principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'O homem da palavra de ouro' (este cognome foi-lhe dado a partir do Séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele, bispo.

Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, ao qual afirmava que Jesus tinha apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza Divina e Humana como o próprio revelou-nos .

Um homem que tinha o pecado no coração, porém Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir, pela Palavra, o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário