quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SANTA MARIA GORETTI - Virgem e Mártir

* 06 JULHO



Luís Goretti e Assunção Carlini, afortunados pais de Santa Maria Goretti, eram pobres agricultores mas bons cristãos. Dos sete filhos, Maria, a heróica mártir, era a terceira, e nasceu a 16 de Outubro de 1890. Após a morte do marido, a senhora Assunção teve de lançar-se em cheio no trabalho do campo para sustentar os filhos ainda pequenos.

Na mesma casa vivia outra família, os Serenelli; pai e filho – com dependências separadas, mas escada e cozinha comuns.
A localidade, Ferriere di Conca (Nettuno), dista de Roma uns 50 quilómetros.

Nos seus onze anos, Mariazinha, já bem crescida, robusta e meiga, de cabelos louros e rosto de frescura virginal, era o anjo da família. Transformada em pequena dona de casa, ela sozinha levava o peso ordinário; lavar, varrer, remendar, cozinhar, enquanto a mãe trabalhava nos campos. Quantos a conheceram são concordes em louvar a sua, modéstia e predilecção pela bela virtude da pureza.

Apenas dois testemunhos autorizadíssimos: Declara a própria mãe: «Não era vaidosa, não ambicionava vestidos novos. Procurava que os irmãozinhos estivessem cobertos e compostos, e ela mesma guardara grande modéstia.

Aborrecia palavras e conversas contrárias à honestidade». Confessa o próprio assassino, Alexandre: «Seguindo as pisadas da mãe, era modesta, usava vestidos compridos, fugia de certas raparigas levianas, não se fixava em jornais ou revistas com gravuras indecentes. Era verdadeiramente um anjo, inocente como uma pomba, e tão piedosa, tão boa, tão serviçal em casa; uma rapariga modelo».

Os factos são também eloquentes. Um dia voltou da fonte toda horrorizada. – «Ai Mãe! Se soubesse o que lá se disse! – E tu porque te deixas ficar a ouvir? – Que havia de fazer até encher o cântaro?… Eu falar assim? Antes me matassem… »

O Senhor ia preparando Maria para o seu cruento e glorioso destino. Alexandre, filho de João Serenelli, vive a seu lado. Perdera a mãe quando ainda era pequeno, e de religiosidade tinha bem pouco. Estava agora um robusto moço de vinte anos, mas vicioso e corrompido pelas más leituras e más companhias.

Atraído pela imagem daquela flor imaculada de rapariga, bela como uma rosa, concebeu o diabólico pensamento de a profanar.


* Na Ordem Cartusiana - SANTA ROSALINA - Monja


* Na congregação das Irmãs Missionárias de São Pedro Claver - BEATA MARIA TERESA LEDÓCHOWSKA
.

Sem comentários:

Enviar um comentário