sábado, 13 de novembro de 2010

PRIMEIROS SANTOS MÁRTIRES DE IGREJA DE ROMA

* 30 JUNHO



Hoje a Igreja celebra a memória dos cristãos que sofreram o martírio durante a perseguição de Nero, no ano 64. A culpa do incêndio de Roma recaiu sobre os cristãos, os quais foram cruelmente martirizados: Prendem-se primeiro os que manifestam (seguir ao cristianismo), e depois, conforme as indicações que eles dão, prendem-se outros em massa, condenados menos pelo crime de incêndio, do que pelo ódio que lhes têm o género humano.

Aos tormentos juntam-se as mofas, homens envolvidos em peles de animais morrem despedaçados pelos cães, ou são presos a cruzes, ou destinados a ser abrasados e acendidos, à maneira luz noturna ao anoitecer … Nero oferece os seus jardins para este espectáculo; vestido de cocheiro, corre misturado com a multidão, ou em cima dum carro. E, se bem que tais homens sejam culpados e dignos dos piores suplícios, a gente tem pena deles, porque são sacrificados, não pelo bem público, mas para satisfazer a crueldade de um homem apenas … (Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. II, p. 266-267.)

A perseguição movida por Nero prolongou-se até o ano 67. E entre os mártires mais ilustres estavam São Pedro e São Paulo. O primeiro foi crucificado no circo de Nero, actual Basílica de São Pedro. São Paulo foi decapitado nas Águas Salvianas.


* Na Ordem Franciscana - BEATO RAIMUNDO LULLO

* Na Congregação do Santissimo Redentor - BEATO JANUÁRIO SARNELLI - Prebítero

Sem comentários:

Enviar um comentário