sábado, 13 de novembro de 2010

SÃO JOSÉ MARIA ESCRIBA - Presbítero

* 26 JUNHO



“Cada vez tens de alargar mais o teu coração com fome de apostolado! De cem almas interessam-nos as cem."

São Josemaria Escrivã nasceu na Espanha , no dia 9 de janeiro de 1902, de pais católicos que o iniciaram desde cedo na vida cristã. Através de sinais simples foi percebendo a vontade de Deus para a sua vida, quando a ver pegadas na neve, ainda adolescente, entendeu que havia um chamado especial em seu caminho.

Resolveu entrar para o seminário e descobriu entre os pobres e necessitados o projeto que o Senhor depositava sobre seus ombros. Aos 26 anos, em 1928 funda o Opus Dei – Obra de Deus, fruto de suas orações e mortificações, e pedia sem cessar, aos pobres e enfermos que atendia, que oferecessem as suas dores por aquela intenção.

A sua alma consumia-se no desejo de contemplar, cara a cara, o rosto do Senhor: "Senhor, tenho ânsias de ver a tua cara, de admirar o teu rosto, de te contemplar...!" No dia 26 de junho de 1975, faleceu no seu lugar de trabalho. A notícia do seu falecimento difundiu-se rapidamente por todo o mundo. Em 06 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II canonizou Josemaria Escrivá na Praça de São Pedro em Roma.

Seu legado de santidade estendida até hoje se faz presente não só na sua obra, mas na Igreja que reconheceu a importância de seu esforço para a salvação das almas. Seu bom humor, marca característica, define bem o quão alegre é o homem que encontrou o Senhor, na condição que ele se encontre.

Além disso, São Josemaria Escrivá nos mostra que a santidade não é algo muito acima das nossas capacidades. Antes dele, acreditava-se que apenas os sacedortes e religiosas poderiam ser santos. Mas não! Esse chamado é para cada um de nós, no estado de vida que Deus deseja para nós.

Olhar para este santo é olhar para a possibilidade de ser o que Deus quer onde Ele mesmo me colocou. Ou seja, o meu trabalho, o lugar onde eu estudo, onde eu moro, as minhas amizades, tudo isso deve ser para mim um lugar para encontrá-Lo e assim ser mais dEle.

Assim acaba o mistério: ser santo é ser verdadeiramente de Deus, sem necessariamente fazer coisas extraordinárias! E isso eu posso ser em qualquer lugar! E talvez eu possa começar não negando a minha fé. Não abrindo mão das minhas convicções para agradar a outros, falando de Deus para alguém, ou apenas sendo instrumento de paz num mundo onde todos querem apenas causar divisão.

Que seu exemplo de vida e santidade nos faça entender que existe apenas um caminho, e que eu preciso dar o meu primeiro passo. Apenas um passo de cada vez!

Que seu exemplo de vida e santidade nos faça querer ainda mais encontrar o Senhor que não admite a perda de nenhuma de suas ovelhas.

Que seu exemplo de vida e santidade faça com que nós não dos acomodemos!

Que seu exemplo de vida e santidade nos faça ir além!



* Na Congregação do Santíssimo Redentor - NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


 

Sem comentários:

Enviar um comentário