domingo, 19 de dezembro de 2010

BEATA JOANA DE PORTUGAL, Virgem; SÃO NEREU, SÃO AQUILEU, SÃO PANCRÁCIO, Mártires

* 12 MAIO



Joana de Portugal

Filha primogénita do rei D. Afonso V, Rei de Portugal, possuía uma grande beleza e uma personalidade marcante. A Princesa Santa Joana nasceu em Lisboa, no dia 6 de Fevereiro de 1452.

Órfã de mãe aos 4 anos de idade, procurou desde menina praticar sempre a mais edificante virtude, tanto no desprendimento das grandezas da corte e das vaidades do mundo, como na profunda piedade e vida interior, na sincera devoção à paixão de Cristo e na desinteressada caridade em favor dos pobres.

Exerceu a regência do Reino quando seu pai comandou uma esquadra conquistar Arzila e Tânger, em África.

Desejosa de se consagrar a Deus na Ordem Dominicana, precisou de vencer a resistência do pai e do seu irmão D. João (futuro D. João II) que desejavam um casamento vantajoso para ela. Aos 19 anos, recolheu-se no Mosteiro de Odivelas; mas a 4 de Agosto de 1472, entrou no Mosteiro de Jesus da então Vila de Aveiro, a que ela chamava “a sua Lisboa a pequena”. Devido a sua saúde debilitada foi impedida de professar. Passou, no convento, a maior parte da sua vida e conservou o hábito religioso. Mesmo quando estava fora do convento praticava eximiamente a regra da Ordem.

Morreu a 12 de Maio de 1490, com 38 anos e foi sepultada no coro debaixo do referido Mosteiro.

Logo após a sua morte, o povo de Aveiro começou a venerá-la por santa, considerando-a mesmo, mais tarde, como protectora da Cidade.O seu culto foi confirmado pelo Papa Inocêncio XII, e a 4 de Abril de 1693, foi beatificada.

Em 5 de Janeiro de 1965, a Papa Paulo VI constituiu-a padroeira principal da Cidade e da Diocese de Aveiro.


 * * * * *
Nereu e Aquileu

Santos Nereu e Aquileu, mártires, os quais, segundo refere o papa santo Damaso, eram dois jovens que se haviam enrolado no exército e que, arrastados pelo medo, estavam dispostos a obedecer às ordens ímpias do magistrado, mas depois de  converterem-se ao Deus verdadeiro deixaram o exército, arrojando os seus escudos, armas e uniformes, contentes do seu triunfo como confessores de Cristo.

Os seus corpos foram sepultados neste dia no cemitério de Domitila, situado na via Ardeatina de Roma (s. III ex.).

Nereu = Aquele que domina o mar, é de origem grega.

Aquileu = Aquele que luta sem espada, é de origem grega.


* * * * *
Pancrácio

São Pancrácio, mártir, que, segundo a tradição, morreu também em Roma em plena adolescência pela sua fé em Cristo, sendo sepultado na via Aurélia, a dois miliários da Urbe.

O papa santo Símaco levantou uma célebre basílica sobre o seu sepulcro e o papa são Gregório I Magno convocava a miúdo ao povo em torno ao mesmo sepulcro, para que recebessem o testemunho do verdadeiro amor cristão.

Pancrácio = Aquele que é totalmente forte, é de origem grega.




.

Sem comentários:

Enviar um comentário