domingo, 19 de dezembro de 2010

SANTA JUDITE

* 05 MAIO



Judite, mulher cheia de fidelidade ao Senhor Deus e cuja beleza encantava os homens, que permaneceu firme em sua pureza e que derrotou o inimigo ferindo-lhe a cabeça… Essa Judite, no Antigo Testamento, também prefigura Maria, a “invicta Judite”, no Novo!

Ela, é cheia de beleza, adornada com as suas virtudes, a caridade, a modéstia, a humildade, a mortificação, o silêncio, a mansidão!
Maria é linda, encanta a todos com a sua beleza santa!!!

O inimigo que a via, e a queria tomar para si, perguntava-se porque não conseguia uma só ocasião de pecado que ferisse a pureza daquela linda jovem…

Na Anunciação, quando Maria deu a sua resposta aos desígnios de Salvação do Senhor, o inimigo achou que finalmente ela seria sua, através de um “não” pautado na imagem frágil daquela jovem forte em Deus. Entretanto, levou o “golpe” que lhe feriu a cabeça, assim como Judite em Holofernes…

O “SIM” de Maria foi alegria no Céu e desespero no inferno!
Maria é a “Mulher” que esmaga a cabeça da serpente” (Gen 3, 15).

O Senhor Deus nos seus mistérios de Amor, revela Maria nas Escrituras… Basta ler essas passagens do livro de Judite:

JUDITE, Capítulo 11:

“Porque tua serva é piedosa e serve, noite e dia, ao Deus do Céu. (v. 17)

De um extremo a outro da terra não existe mulher semelhante beleza e em inteligência no falar! (v. 21)

Deus fez bem ao enviar-te na frente do povo. (v. 22)

JUDITE, Capítulo 12:

Não acabará o que tenho comigo antes que o Senhor faça por minhas mãos o que decidiu (v. 4)

Quem sou eu para opor-me ao meu Senhor? Tudo o que for agradável aos Seus olhos eu o farei (v. 14)

JUDITE, Capítulo 13:

Senhor Deus de toda força, neste momento, volta o teu olhar para a obra de minhas mãos em favor da exaltação de Jerusalém. Agora é tempo de retomares Tua herança e de realizares o meu plano, para ferires os inimigos que se levantam contra nós. (v. 4-5)

O Senhor feriu o inimigo pela mão de uma mulher (v. 15)

Bendita sejas, filha pelo Deus Altíssimo, mais que todas as mulheres da terra, e bendito seja o Senhor Deus, Criador do céu e da terra, que te conduziu para cortar a cabeça do chefe dos nossos inimigos. Jamais tua confiança se afastará do coração dos homens, que recordarão para sempre o poder de Deus. Faça Deus com que sejas exaltada para sempre, que te visite com seus bens, pois que não poupaste tua vida por causa da humilhação de nossa raça, mas vieste em socorro de nosso abatimento, caminhando, retamente, diante de nosso Deus. (v. 18-20)

JUDITE, Capítulo 14:

Bendita sejas tu em todas as tendas de Judá e entre todos os povos; os que ouvirem teu nome ficarão tomados de pavor (v. 7)

JUDITE, Capítulo 15:

Tu és a glória de Jerusalém! Tu és o supremo orgulho de Israel! Tu és a grande honra de nossa raça! Realizando tudo isso com tua mão, fizeste benefícios a Israel, e Deus se comprazeu com isso. Abençoada sejas pelo Senhor na sucessão dos tempos! Amém! (v. 9-10)


* Na Ordem Carmelita - SANTO ÂNGELO DA SICÍLIA, Presbítero e Mártir
 
 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário