quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SÃO NORBERTO - Bispo

* 06 JUNHO



São Norberto nasceu no ano de 1080, em Xanten, Alemanha, de nobre família Como era destino de todo cadete da nobreza, teria de seguir a carreira militar ou eclesiástica. Escolheu a eclesiástica não por vocação, mas por simples oportunidade.

Durante uma cavalgada no bosque, surpreendido por violente furacão, Norberto ficou aterrado com um relâmpago brilhante e como Saulo no caminho de Damasco repetiu a pergunta: "Senhor que queres que eu faça". Eis a resposta que determinou mudança radical em sua vida.Aquele episódio foi o inicio de sua conversão.

Desertou dos encontros mundanos e se pôs na escola do abade beneditino de Siegburgo e dos cônegos de Klosterrath passando três anos em penitência e oração. Foi ordenado sacerdote no ano de 1115 pelo arcebispo de Colônia e iniciou sua atividade missionária itinerante. Despojou-se de tudo, doando aos pobres, ficando apenas com uma mula e dez moedas de prata, deixando em seguida para continuar suas peregrinações a pé e descalço.


São Norberto fundou a ordem dos Cônegos Premonstratenses, cujos membros se dedicam ao ministério da pastoral na comunhão fraterna e à celebração litúrgica. Tornando-se arcebispo de Magdeburgo, na Saxônia, mostrou-se um dos maiores artífices da reforma gregoriana.

Morreu em Magdeburgo quando retornava de uma missão de paz na Itália no dia 06 de junho de 1134. Foi canonizado no ano de 1582. São Norberto é padroeiro da Boêmia.


* Na Congregação dos Irmãos Maristas - SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT, Presbítero e Fundador

.

Sem comentários:

Enviar um comentário