domingo, 13 de fevereiro de 2011

SANTO ELEUTÉRIO - Papa

* 18 ABRIL



Santo Eleutério nasceu na Grécia no século II, na época dos imperadores Comodo e Septímio Severo. Órfão de pai, Eleutério foi criado e educado por sua mãe Antia, nos preceitos do Santo Evangelho.

Antia tinha o grande desejo de visitar Roma, por ser a terra regada com o sangue dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Chegou então o dia em que pode realizar o seu grande desejo e levou consigo o seu filho Eleutério. Ao chegar a Roma, conheceram o bispo que, impressionado com a fé e inteligência de Eleutério tomou-o sob a sua protecção.

Poucos anos depois, ordenou-o diácono e, mais tarde, sacerdote. Em Roma, Eleutério ensinava com zelo a Palavra de Deus e realizava trabalhos de filantropia.

No ano 182, ascendeu ao trono episcopal de Roma com votos dos clérigos e leigos. A fama das suas virtudes chegou até a Grã Bretanha. O Rei Luis, da Grã Bretanha, escreveu uma carta a Eleutério na qual expressava o seu desejo de se baptizar cristão, bem como, todos os habitantes do seu reino.

Eleutério imediatamente atendeu ao pedido do Rei enviando para lá dois homens de fé que se encarregaram da instrução, batizando o Rei Luis e o seu povo.

Quando Septímio Severo iniciou as perseguições aos cristãos, o bispo de Roma, Eleutério, deu o seu testemunho de fé, sendo condenado à morte.

A sua mãe, enquanto lamentava, abraçada ao corpo do seu filho, foi decapitada. Assim que Eleutério alcançou a gloriosa liberdade dos filhos de Deus (Rom 8,21).


.

Sem comentários:

Enviar um comentário