domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÃO FIEL DE SIGMARINGA - Pesbítero e Mártir

* 24 ABRIL



São Fidélis (Marco Roy) nasceu em Sigmaringa nos primeiros dias de Outubro de 1578, sexto de 11 filhos. Filho de João Roy e Genoveva Rosenberger.

Em 4 de outubro de 1612 entra para os Capuchinhos e inicia o noviciado no convento de Friburgo. Aos 4 de outubro de 1613 faz a profissão Religiosa. De 1614 a 1618 estuda teologia em Friburgo, em Fraunfeld e Costanza.

Criada pela Propaganda da Fé a missão em Rezia, em 1622, fez-se missionário apostólico em Prattigau. Em 24 de abril de 1622, em Seewis, foi morto pelos heréticos e em outubro do mesmo ano o seu corpo foi levado para Feldkirch. Foi Protomartir da propaganda da fé.

Foi beatificado aos 24 de março de 1729 por Benedito XIII que também o declarou santo aos 29/06/1746.

São Fidélis foi o santo Capuchinho mais jovem como frade, só 10 anos de vida capuchinha, 1612-1622. Pregações, confissões, assistência aos pobres, aos doentes e aos presos, ocupavam todo o seu tempo. Apesar dos vários compromissos, sempre quis ser fiel à observância na participação da vida fraterna da casa.

Sempre foi um capuchinho humilde, amante da pobreza, da penitência e da oração. Todas as noites, quando os frades dormiam, ele fazia questão de passar pelo menos uma hora diante da Eucaristia. E às vezes, a noite inteira. Frei Fidélis foi o primeiro mártir da ordem Capuchinha. Actualmente, no altar do Santuário de Santa Rita, em Governador Valadares há uma relíquia de São Fidélis de Sigmaringa. Os advogados, em sua profissão, recorrem a este Santo para as Causas de Justiça.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário