domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÃO SOTERO - Papa

* 22 ABRIL



São Sotero foi o 12º papa da igreja cristã romana entre 166 e 174.

De origem grega, Sotero nasceu em Nápoles e sucedeu a Aniceto.
Conhece-se muito pouco deste papa, a não ser que o seu pontificado foi marcado pelo seu zelo pela doutrina e pelas obras sociais.

Tradicionalmente é lembrado pelos católicos por ter enviado esmolas para muitas igrejas em todas as cidades.

O pontificado de Sotero coincide com o governo romano de Marco Aurélio, o “imperador filósofo”, sob o qual foram cruelmente perseguidos os cristãos. Datam dessa época os martírios de Felicidade e Perpétua, de Justino, de Policarpo de Esmirna — todos estes canonizados pela Igreja — e de milhares de fiéis.

De uma carta de Dionísio, bispo de Corinto: “precisamos e apreciamos hoje a grande caridade do Papa Sotero para com os perseguidos, seus cuidados paternais em época tão difícil”.

Também Sotero foi martirizado. Sepultado no Vaticano, e o seu corpo mais tarde foi transferido para a igreja de San Martino ai Monti.

Coliseu: arena de martírio dos cristãos

Durante o seu pontificado, opôs-se com rigor aos hereges montanistas*. Coibindo um abuso que, por influência herética, ia-se introduzindo nas comunidades, proibiu as mulheres que tocassem nos vasos e ornamentos sagrados e que oferecessem incenso durante as cerimónias.

Foi no dia 22 de Abril do ano de 175, que São Sotero foi martirizado no circo romano, mais conhecido hoje como Coliseu.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário