* 15 ABRIL
O mentor de Santa Anastácia durante a sua juventude era um cristão piedoso e erudito chamado Crisógono. Após a morte da sua mãe, o seu pai ofereceu-a em casamento, contra a sua vontade, a um pagão de nome Públio. Por recusar-se a consumar o seu casamento com um pagão, e visando preservar a sua virgindade, Anastácia sofreu muito nas mãos do marido.
Sendo criada como cristã desde pequena, ela encontrava consolo ao visitar as prisões romanas, para alimentar e cuidar daqueles que sofriam pela sua fé em Cristo. Nessas visitas, Santa Anastácia disfarçava-se de mendiga, e ia acompanhada apenas por um criado. Através de subornos, os guardas permitiam-lhe o acesso livre aos prisioneiros.
Quando o seu criado contou a Públio o que ela fazia, ele espancou a esposa e trancou-a em casa. Santa Anastácia então só mantinha contacto com o seu mentor, Crisógono, através de cartas. Escrevendo sobre o seu sofrimento, ele aconselhou-a a ser paciente e aceitar a vontade de Deus, além de avisá-la que Públio morreria no mar, o que não tardou a acontecer – algum tempo depois, o seu marido morreu afogado num acidente com um navio que estava a caminho da Pérsia. Após a morte do marido, ela passou a distribuir os seus bens pelos pobres e necessitados.
Sem comentários:
Enviar um comentário