domingo, 19 de junho de 2011

SANTO ESTANISLAU - Bispo e Mártir

* 11 ABRIL



Estanislau nasceu em 26 de Julho de 1030, na Cracóvia, pouco tempo depois do Cristianismo entrar na Polónia. De família pobre, conseguiu estudar graças aos monges beneditinos. Terminados os estudos básicos, conseguiu fazer os estudos superiores na Bélgica, na célebre Escola de Liège. Ordenado sacerdote pelo Arcebispo de Cracóvia, Lamberto Zula, colocou-se ao serviço da Igreja de Cracóvia. Tinha o carácter afável e humano, doce e humilde, pacífico e tímido, de grande sabedoria, caridoso para com os pobres e necessitados. Aos 42 anos foi nomeado bispo desta Igreja, após a morte de Lamberto Zula. Contou com o apoio do clero e também de toda a população e até do rei Boleslau II.

Cracóvia era a cidade-corte do jovem reino da Polónia. O principal representante eclesiástico era o bispo. O cristianismo estava a expandir-se e ia consolidando-se, com as tribos polonesas ainda não completamente convertidas. Além disso, a localização da Polónia na fronteira entre eslavos e germanos, católicos e ortodoxos, tornava ainda mais delicada a situação da religião. A história da Polónia foi de lutas e sofrimentos, mas de fé e de coragem e santo Estanislau encarnando um destino como o da sua pátria, é considerado um dos heróis representantes de seu povo.

O rei admirava Estanislau e, nos primeiros anos, apoiou-o no trabalho incansável de evangelização em toda a região, assim como na formação do clero local, que preparou visando substituir os monges beneditinos na administração da Igreja polonesa. Estanislau também apoiava o rei nas suas melhores acções. Consta na história, que Boleslau II foi um soberano que alargou e consolidou as fronteiras do seu jovem país, além de muito ter valorizado as terras da sua pátria, com a reforma fundiária que implantou, acompanhada de mudanças políticas e económicas muito favoráveis ao povo.

No entanto, Boleslau, era homem guerreiro e cruel, devasso e opressor. O zelo pastoral de Estanislau não admitia os desmandos do soberano e, o bispo Estanislau admoestou-o sem sucesso. Acabou encontrando-se na mesma situação de João Baptista, quando o rei pela força raptou e passou a conviver com Cristina, a esposa de Miecislau, outro nome polonês histórico.

Estanislau excomungou Boleslau, que, enfurecido, ordenou a execução do bispo. Ele próprio comandou a invasão da igreja de São Miguel, onde o bispo celebrava uma missa. Como os guardas não conseguiram aproximar-se de Estanislau, ele mesmo o apunhalou. Era o dia 11 de Abril de 1079. Estanislau foi canonizado em 17 de agosto de 1253 pelo Papa Inocêncio IV em Assis, Itália.

Padroeiro da Polónia, o seu culto até hoje é muito difundido na Europa e na América.

Santo Estanislau é venerado na Polónia como um herói nacional: símbolo da fé de um povo e da liberdade, contra a corrupção e o despotismo.

No IX Centenário da morte de Santo Estanislau, quando o Papa João Paulo II quis visitar a pátria para comemorar o aniversário do martírio de Estanislau, as autoridades comunistas impediram que a visita do papa coincidisse com esta data histórica.

Mas o exemplo de santo Estanislau continua a inspirar o povo polonês, que tão sofrido na sua história, foi tão admirável na fé e fidelidade a Cristo. Ainda hoje se lê na torre da Catedral de Cracóvia: Polónia semper fidelis. "A Polónia é sempre fiel a Cristo".

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário