domingo, 19 de junho de 2011

SANTO ISIDORO - Bispo e Doutor da Igreja

* 04 Abril



Nasceu em Sevilha, em 560. Santo Isidoro era irmão de São Leandro, de São Fulgêncio e de Santa Florentina. Foi educado pelo seu irmão São Leandro, bispo de Sevilha. No ano de 600, sucedeu-o no governo da diocese. Em 619, reuniu e presidiu o II Sínodo Sevilhano e, em 633 presidiu o IV Concílio de Toledo.

Bispo influente e popular, foi considerado um dos homens mais activos e empenhados em buscar soluções para os problemas do seu tempo. Organizou a vida na Igreja; criou seminários e zelou pela formação dos futuros sacerdotes. Unificou a liturgia e regulamentou a vida monástica.

O seu grande mérito consistiu em salvar a cultura antiga. Era chamado de "Doutor insigne do nosso século", "novíssimo ornamento da Igreja Católica", "o último no tempo, mas não na doutrina", "o homem mais sábio dos últimos séculos, cujo nome deve ser pronunciado com reverência". É chamado também "o último Padre da Igreja do Ocidente". A sua obra "Etimologias", composta por 20 volumes, é uma síntese de todo o saber antigo e do seu tempo. Para além destas obras, escreveu também diversos tratados de moral, comentários exegéticos etc.

 
 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário