sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SÃO CÍRILO DE JERUSALEM - Bispo e Doutor da Igreja

* 18 MARÇO



Cirilo de Jerusalém, nasceu em Jerusalém, provavelmente em 313, tendo morrido por volta de 387 e tornou-se bispo desta cidade.

Um dos principais catequistas da Antigüidade Cristã, não obstante, a sua obra não pode ser comparada, em termos de profundidade, com as obras de São Gregório de Nissa, São Basílio, Santo Atanásio, apesar de ter defendido, igualmente, a unidade da Igreja.

As catequeses de S. Cirilo são um retrato fiel das catequeses do seu tempo, em Jerusalém, tanto no que diz respeito ao tempo de preparação, que durava toda a quaresma, aos conteúdos, e aos ritos, quanto à expressão plástica tão peculiar à cultura oriental.

Sabe-se de 23 catequeses de S. Cirilo, precedidas por uma introdução geral em que S. Cirilo prepara os ouvintes para receber as instruções pré-batismais.

As suas palavras acolhedoras aos iniciados revelam a importância da conversão, naquele tempo e, além disso, ele acentua a necessidade da penitência e purificação dos pecados, da prece e da disciplina pessoal e de uma intenção livre de todo interesse mundano para se iniciar na vida cristã.
(S. CIRILO DE JERUSALÉM, 1977, p.14).

Sem comentários:

Enviar um comentário