sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SÃO JOÃO CLIMACO

* 30 MARÇO



São João Clímaco nasceu em 580.
Clímaco foi um monge do Monte Sinai, e deve o seu cognome a um livro seu, Escada (Klímax - Clímaco).
A Escada é um resumo da vida espiritual, concebida para os solitários e contemplativos. Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela desenvolve-se pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da 'monologia', isto é, a invocação curta, de uma só palavra, incansavelmente repetida, que paralisa a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração.

João Clímaco faleceu por volta do ano 650.

O nome de São João Clímaco é uma alusão à palavra "klímax', que em grego significa escada. São João decidiu adoptar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo, intitulado Escada para o Paraíso.

«A Escada para o Paraíso com os seus 30 degraus, é uma obra que influenciou a conduta de vários religiosos, tanto no Ocidente quanto no Oriente.»

Nesta obra ele explica que existem 30 degraus a serem galgados para que possamos atingir a perfeição moral. Este livro foi um grande sucesso na época e chegou até mesmo a influenciar monges e outros religiosos com a sua conduta particular, tanto no Ocidente como no Oriente. A importância desta obra literária para a época pode ser notada na utilização do símbolo escada na arte bizantina.

São João Clímaco foi muito famoso como homem santo em toda a Palestina e Arábia. Viveu por volta do ano 650 e morreu no Monte Sinai.

Conta-se que ele era palestino e na adolescência ingressou num mosteiro no Monte Sinai, onde passou a dedicar a sua vida às orações e à meditação. Até aos 35 anos viveu desta forma, mas quando o seu mestre faleceu resolveu encerrar-se numa cela e viver à moda dos monges do deserto: jejuando, orando e estudando a Bíblia.

Durante este novo período da sua vida São João Clímaco decidiu nunca mais comer carne, fosse ela vermelha ou branca. Também passou a sair da sua cela apenas para participar na Eucaristia, aos domingos.

Já com 70 anos foi eleito bispo do Monte Sinai, muito embora preferisse continuar com a sua vida isolada. Nesta época construiu hospitais para a população mais pobre, ajudado pelo Papa Gregório Magno.

Os últimos quatro anos da sua vida foram dedicados a viver como ermitão. Neste período de total isolamento ele escreveu "Escada para o Paraíso".



Sem comentários:

Enviar um comentário