domingo, 27 de junho de 2010

SANTA INÊS DE ASSIS - Irmã de Santa Clara

*  19 NOVEMBRO



A vida de Santa Inês de Assis, irmã de Santa Clara nos é quase desconhecida...

Ela, no entanto, teve um papel relevante na história clariana, aderiu de coração e alma ao carisma de pobreza e sororidade, sendo a primeira vocacionada à vida da Ordem das Clarissas, depois da fundadora, Clara de Assis.

Pode, com certeza, ser considerada como cofundadora, por sua dedicada colaboração.

Foi quem mais partilhou com Clara o ideal evangélico; é um protótipo autêntico e acabado da Irmã Pobre, um modelo e um exemplo de vida para a clarissa hoje.

A Igreja venera-a como santa.


* SANTOS ROQUE GONZALEZ - AFONSO RODRIGUEZ - JOÃO DEL CASTILHO - Mártires

     


Estes três sacerdotes jesuítas de origem espanhola foram martirizados por índios selvagens, atiçados pelos seus pajes, em território que então pertencia à Coroa espanhola.

Os dois primeiros foram chacinados na redução de Caaró e o terceiro o foi poucos dias depois, em localidade não muito distante.

Segundo depuseram 53 testemunhas, do coração do Padre Roque González, arrancado de seu peito pelos índios enfurecidos, saía uma voz que dizia: "Matastes a quem tanto vos amava e queria. Matastes, porém, só o meu corpo, porque minha alma está no Céu!"

Os índios, ouvindo aquela voz, irritados atravessaram o coração com uma flecha e lançaram-no ao fogo, mas as chamas milagrosamente o preservaram.

Esse coração, ainda hoje intacto, é venerado como relíquia preciosa em Assunção.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário