domingo, 27 de junho de 2010

DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

*  18 NOVEMBRO



Segundo a tradição, o martírio de São Pedro teve lugar nos jardins de Nerón no Vaticano, onde se construiu o Circo de Calígula e se afirma que foi sepultado perto daí.

Alguns autores sustentam que, no ano 258, transladaram temporalmente as relíquias de São Pedro e São Paulo para uma catacumba pouco conhecida chamada São Sebastião a fim de evitar uma profanação, mas anos depois, as relíquias foram transladadas para o lugar em que se encontravam antes.

No ano 323, Constantino começou a construir a basílica de São Pedro sobre o sepulcro do Apóstolo.

Permaneceu idêntica durante dois séculos, e pouco a pouco os Papas foram estabelecendo junto a ela, ao pé da colina Vaticano, a sua residência, depois do desterro de Aviñón.

Em 1506, o Papa Julio II inaugurou a nova Basílica projectada por Bramante.

A construção durou 120 anos. A nova basílica de São Pedro, tal como se vê hoje, foi consagrada por Urbano VIII em 18 de Novembro de 1626, e o altar maior foi construído sobre o sepulcro de Pedro.




O martírio de São Paulo aconteceu a 11 quilómetros do de São Pedro, em Aquae Salviae (actualmente Tre Fontane), na Via Ostiense.

O cadáver foi sepultado a três quilómetros daí, na propriedade de uma dama chamada Lucina.

A grande Igreja de São Paulo Extramuros foi construída principalmente pelo imperador Teodosio I e o Papa São Leão Magno.

Em 1823 foi consumida por um incêndio.

Reconstruiu-se, fazendo uma imitação da anterior e foi consagrada pelo Papa Pio IX em 10 de dezembro de 1854, mas a data da sua comemoração se celebra neste dia, como o faz notar o Martirologio.



* SÃO ROMÃO - Mártir


Era diácono e sofreu o martírio por ter incentivado os cristãos perseguidos a permanecerem firmes e constantes na sua fé.

Foi aprisionado e morreu estrangulado.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário