domingo, 27 de junho de 2010

SANTA CATARINA LABOURÉ - Religiosa

*  28 NOVEMBRO



Em 1830, Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa. "Fazei cunhar uma medalha com este modelo.

Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço.

As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança" - prometeu a Santíssima Virgem.

A promessa efetivamente cumpriu-se.

Em março de 1832, quando iam ser confeccionadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera, proveniente da Europa oriental, atingiu Paris.

Mais de 18 mil pessoas morreram em poucas semanas.

Num único dia, chegou a haver 861 mortes.

No fim de junho, as primeiras medalhas ficaram prontas e começaram a ser distribuídas entre os flagelados.

Na mesma hora refluiu a peste e tiveram início, em série, os prodígios que em poucos anos tornariam a Medalha Milagrosa mundialmente célebre.

Em 1876, ano da morte de Santa Catarina Labouré, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo.

Em 1894, a Santa Igreja instituiu a festa litúrgica de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a ser celebrada neste mesmo dia 27 de novembro.


* SÃO TIAGO DA MARCA - Confessor



Franciscano, tinha vida austeríssima, fazendo continuamente jejuns e penitências.

Pediu a Nossa Senhora de Loreto a graça de pregar eficazmente as verdades eternas.

A oração foi atendida e, desde então, a sua palavra obteve verdadeiros prodígios, conseguindo conversões que pareciam de todo impossíveis.

Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos e foi um dos artífices da gloriosa vitória de Belgrado, em 1456.

Depois de ter feito maravilhas nas regiões da Alemanha, dispunha-se a ir pregar aos próprios turcos, na esperança de receber assim a palma do martírio, mas o Papa Calixto III chamou-o a Roma, confiando-lhe o cargo de inquisidor-mor.

Desempenhou com dedicação esse cargo e teve a alegria de conseguir converter grande número de hereges, mas, como não podia deixar de ser, atraiu sobre si ódios e perseguições.

Morreu com 90 anos, em Nápoles.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário