sábado, 10 de julho de 2010

SÃO DIONÍSIO E COMPANHEIROS - Mártir

*  09 OUTUBRO



O Santo Dionísio, popularmente conhecido como o são Dinis de Paris, que é comemorado neste dia, foi durante muito tempo venerado como único padroeiro de França, até surgir santa Joana d'Arc para dividir com ele a grande devoção cristã do povo francês.

De origem italiana, ele era um jovem missionário enviado pelo papa Fabiano para evangelizar a antiga Gália do norte no ano 250, portanto no século III.

Formou, então, a primeira comunidade católica em Lutécia, actual Paris, sendo eleito o seu primeiro bispo.

Alguns anos depois, teria sofrido o martírio, sendo decapitado no local hoje conhecido como Montmartre, isto é, "Colina do Mártir".

Ao lado do bispo Dinis, o sacerdote Rústico e o diácono Eleutério, seus companheiros, também testemunharam a sua fé cristã.

Sobre o seu túmulo em Montmartre, mais tarde, foi edificada uma basílica, junto à qual, no ano 630, o rei Dagoberto fundou uma abadia.

Até esses monges acabaram por sofrer com o efeito de uma enorme confusão que se fez entre este mártir e outros dois Dionísios: o Areopagita, discípulo de são Paulo, e o célebre escritor de Alexandria. Mas esses religiosos foram citados indevidamente.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário