sexta-feira, 9 de julho de 2010

SÃO JOÃO CAPRISTANO - Presbítero

*  23 OUTUBRO



Era natural de Capistrano, cidade do reino de Nápoles, onde nasceu em 1835. depois de estudar humanidades, seus pais o mandaram a Perugia, onde cursou os direitos - civil e eclesiástico - doutorando-se em ambos e exercendo na cidade o cargo e Juiz de Direito.

Casou-se com a filha de um dos mais importantes cidadãos da cidade. Recusando Perugia a reconhecer a soberania do rei de Nápoles e sendo João de Capistrano natural daquele reino, foi enviado àquela cidade para tentar condições de paz, o que não conseguiu. Retornando a Perugia, foi preso e encerrado na fortaleza de Bruma e aos 39 anos, morreu-lhe a esposa.

Obtida a liberdade através de resgate pago, vendeu seus bens e se tornou franciscano.

Após sete anos de estudos e mortificações foi ordenado sacerdote. Passou então a percorrer a Itália, Alemanha, França, Áustria, Polônia, pregando e deixando multidões maravilhadas com sua eloquência.

Grande perigo surgiu para a cristandade, quando os turcos após conquistarem Constantinopla, capital do Império Bizantino, em 1453, avançaram para os Bálcãs, sitiando Belgrado.

Com astúcia, São João de Capistrano conseguiu penetrar em Belgrado, estimulando e coordenando a reação dos sitiados conseguindo rechaçar o turco invasor. Sob o comando de João Hunyaday conseguiram, os cristãos, a vitória que já parecia dos turcos. Uma ala do exército cristão foi liderada por São João de Capistrano. A batalha de Belgrado foi em 23 de julho de 1456. Mahomed II, o Califa, caiu gravemente ferido e a vitória foi completa.

Não faltou quem a atribuisse a vitória a João de Capistrano, que se retirou para o convento de Villach, na Áustria, onde morreu aos 23 de outubro de 1456, vítima de uma peste que assolou a região. Tinha 71 anos.

Sua festa é celebrada em 23 de outubro. São João de Capistrano é o exemplo lídimo de esforçado, de zeloso e de piedoso capelão militar, que expõe sua vida para animar a tropa.

É aquele exemplo de capelão militar que deve incutir no soldado a fé, os demais valores cristãos e a consciência do cumprimento do dever, que asseguram a vitória das boas causas.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário