sábado, 28 de agosto de 2010

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO - Bispo e Doutor da Igreja

* 01 AGOSTO



Afonso Maria de Ligório nasceu a 27 de setembro de 1696, em Marianella, na Itália. Seus pais eram nobres e  chamavam-se D. José de Liguori e D. Ana Cavalieri.

Estudou além das ciências humanas, harmonia, composição e pintura. Aos 12 anos passou no exame de bacharelado, posteriormente, matriculou-se em Direito, e após cinco anos recebeu o título de doutor.

Aos 26 anos Santo Afonso, no dia da Páscoa, inicia uma nova vida, deixando de frequentar o teatro, a ópera, o jogo e anula os projectos de matrimónio preparados por seu pai.

Dedica-se á profissão de advogado por pouco tempo e à oração profunda. Aos 29 de agosto de 1723 deixa a família e dirige-se  a um hospital de indigentes. Ao atender os enfermos é tocado pelo Evangelho, decidindo abandonar tudo e seguir a Cristo. Desta forma, vai à igreja das Mercês onde se despoja da espada de nobre e a deixa diante de Maria de Nazaré.

Foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1726 aos 30 anos de idade. Começando a sua missão entre os pobres da periferia de Nápoles.

Em junho de 1729 abandou a casa paterna e passou a viver no Colégio dos Chineses, casa sacerdotal fundada pelo padre Mateus Ripa.

Em 1733, começou as missões na cidade de Scala junto aos camponeses.

A oração foi fundamental na vida de Santo Afonso, rezava nas Capelas ao entardecer durante toda a vida missionária. Via na oração uma forma de diálogo entre os pobres e Deus. Assim, surgiu uma das suas obras mais belas, "O Trato Familiar com Deus".

Publicou mais de 100 obras. Aos 32 anos, publicou a sua primeira obra, Máximas Eternas.

As suas principais obras são: Teologia Moral, Homo Apostolicus, A Prática do Confessor, Vistas ao Santíssimo Sacramento, As Glórias de Maria, Prática do Amor a Jesus Cristo, O Grande Meio da Oração, A Monja Santa, Caminho da Salvação, A Vocação Religiosa, O Amor das Almas, O Trato Familiar com Deus e Selva de Matérias para Pregação. Além de escritor, Santo Afonso era também pintor. Esta Nossa Senhora foi pintada por ele.

Nossa Senhora está sempre presente na vida de Santo Afonso, ocupando um lugar importante na história da salvação através da sensibilidade cristã que escutou e meditou essa Palavra em seu coração.


 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário