terça-feira, 31 de agosto de 2010

SÃO SARBELIO MAKHLUF - Presbítero

* 24 JULHO



São Sarbelli Makhuluf, presbítero da ordem dos Maronitas Libaneses, que, por amor á solidão e para alcansar a mais alta perfeição, deixou o mosteiro de Annaya, no Líbano, e retirou-se para o deserto, onde serviu Deus dia e noite, vivendo com grande austeridade, jejuando e orando. (1898) (Martirológio Romano)

Sarbelio Makhluf era um monge maronita do Líbano, nascido em 8 de Maio de 1828, depois de anos de vida na comunidade como um monge, começou uma vida de oração e penitência, até á sua morte, ocorrida em 1898.

Ele tinha vinte anos quando saiu de casa e da família para entrar no mosteiro de Nossa Senhora da Mayfouk Ordem Libanesa Maronita. Ao receber o hábito de noviça mudou o seu nome para Sarbelio, nome de um mártir da Igreja de Antioquia, que morreu em 107 sob o reinado do imperador Trajano.

Depois entrou no mosteiro de São Maron, em Annaya, onde foi ordenado sacerdote em 1859.

Apresentou-se à ermida de San Pedro e San Pablo em Gebel Nour (Montanha de Luz), que teve apenas duas pequenas salas e uma capela muito estreita.

Ele começou a vida austera, em 1875 e levou vinte anos. Praticou mortificações e oração constante, dormia no chão e comia apenas uma vez por dia.

Normalmente dizia missa ao meio-dia para que durante a manhã se preparasse para o Santo Sacrifício e à noite dava graças a Deus.

Ele viveu na solidão absoluta, e só saía apenas para satisfazer alguma necessidade pastoral.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário