terça-feira, 31 de agosto de 2010

SÃO TIAGO - Apóstolo

* 25 JULHO



Uma antiga tradição remota aos tempos de Santo Isidoro de Servilha, fala da estada de S. Tiago Apóstolo, na Espanha, para evangelizar esta região, então pertencente ao Império Romano.

Outra tradição, mais provável, afirma que seu corpo foi levado para Compostela após o seu martírio, em Jerusalém.

São Tiago é chamado Maior poque teve realce especial no Evangelho e também para distinguí-lo do Apóstolo homônimo. Era natural de Betsaida, na Galiléia, irmão de São João, Apóstolo e Evangelista, filhos de Zebedeu e Salomé.

São Mateus descreve assim, no seu Evangelho, o chamado apostólico dos dois irmãos: "E, indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca com seu pai, consertando as redes e chamou-os. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai, e seguiram a Jesus".

Tiago, juntamente com Pedro e João, são apóstlos privilegiados por Jesus, fazendo-se acompanhar, algumas vezes, só por eles. Foi assim na Transfiguração no monte Tabor, por ocasião da ressurreição da filha de Jairo e na agonia no Horto das Oliveiras. De carácter impetuoso, ele e seu irmão receberam do próprio Jesus o apelido de 'Boanerges' que quer dizer filhos do trovão.

Tiago correspondeu como zeloso e corajoso pregador do Evangelho. Não é por acaso que foi o primeiro dos Apóstolos a sofrer o martírio, em Jerusalém, no ano de 42.

De São Tiago podemos aprender a sermos disponíveis e aceitar com entusiasmo o apelo de seguir o Senhor, deixando a 'barca' das nossas seguranças humanas.

Dele podemos imitar o testemunho corajoso da sua fé em Cristo.

Se formos impetuosos, de 'pavio curto', precipitados em julgar e condenar, podemos aprender de São Tiago a sermos mais humildes.

Oxalá, o Espírito Santo molde o nosso coração para que não ansíemos pelos primeiros lugares, mas queiramos servir para sermos grandes diante de Deus.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário