sábado, 18 de dezembro de 2010

SANTA JOANA D'ARC

* 30 MAIO



Joana d'Arc, uma jovem francesa do século XV, fez parte da história de uma guerra que durou 100 anos, entre a França e a Inglaterra. Sua vida e missão lembram uma epopeia pelos povoados franceses de Domrémy, Chinon, Orléans, Vaucoulers, Beaugency, Reims, Paris, Compiègne e Rouen.

A camponesa iletrada, criada no meio rural na simplicidade, na fé cristã, no amor a Deus e ao próximo, foi a líder que o povo francês esperava para enfrentar os feudários e expulsar os invasores. Ela sempre demonstrou sua dignidade, firmeza e grandeza de alma ao colocar-se inteiramente disponível à vontade de Deus. Por isso foi:

- Uma jovem comprometida

Em um período conflitivo da história da França, Joana esqueceu de si mesma para lutar por uma causa nobre: a libertação. Comprometida com a realidade de seu povo e atenta aos apelos de Deus, a jovem de 19 anos fez a diferença na história.

- Uma mulher de fé e coragem

Confiante em Deus, Joana d'Arc foi capaz de enfrentar os momentos difíceis e desafiadores. Mulher de garra e ousadia superou os preconceitos da época e perseverou até o fim.

- Uma santa que defendeu a vida

Tocada em seu coração pela dor e sofrimento do povo, liderou a luta pela defesa da vida contra toda forma de opressão e injustiça. Como mártir, Joana d'Arc é semente de esperança de um mundo de paz e fraternidade.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário