domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÃO LUÍS MARIA GRIGNON DE MONFORT - Presbítero

* 28 ABRIL



São Luís Maria Grignion nasceu em Montfort/França, em 31 de janeiro de 1673. Descendente de uma família cristã bem situada, recebeu uma excelente instrução e educação. Ainda menino, decidiu seguir o caminho da fé e aos 11 anos ingressou no colégio dos jesuítas de Rennes. Concluiu filosofia em 1692 e em 1693 em Paris ingressa no Seminário de São Sulpício, onde em 5 de junho de 1700 vestiu o hábito de sacerdote.

Seu maior desejo era ser um missionário no Canadá, mas acabou por ser enviado a Poitiers, ali mesmo na França. Logo ficou famoso devido à sua preparação doutrinal e ao discurso fácil e atraente. Todos queriam ouvir as suas palavras, mas a sua caridade era outra: cuidar de pacientes com doenças repugnantes.

A idéia de ser missionário não o abandonava. Mesmo contrariando o seu superior, em julho de 1706 foi pedir permissão directamente ao Papa. Para tanto, fez uma viagem a pé, ida e volta de Poitiers a Roma. Entretanto, o Papa Clemente XI disse-lhe que havia urgência, naquele momento, em pregar aos franceses, que viviam sob o conflito entre Roma e a doutrina jansenista, uma nova heresia.

São Luís Maria obedeceu e passou a pregar nas cidades e no meio rural e, quando necessário, confrontava os doutores jansenistas com discurso igualmente douto, munido da sua autoridade teológica. Ainda assim, a sua linguagem era extremamente acessível aos mais humildes, adaptado ao seu cotidiano, à sensibilidade popular, combinada com o exemplo de uma conduta coerente e cristã. Usava um discurso fraterno, convidando o povo a adorar e confiar num Jesus amigo, em vez de temê-lo como um rígido juiz. Outra característica muito importante da sua pregação era a devoção extrema a Maria Santíssima.

Embora a Igreja daquele tempo questionava-se sobre certos aspectos do culto mariano, ele pregava a veneração sem excessos, firme e constante a Maria, a Mãe de Deus, divulgou por toda parte a prática da oração do santo Rosário. Por meio dela é que Jesus fez o seu primeiro milagre nas bodas de Caná. Esse argumento, de facto, sempre esteve muito presente em todos os seus escritos e exortações, como o tratado da "Verdadeira devoção à Santa Virgem".

Os seus textos foram publicados em 1842 e tornaram-se os fundamentos da piedade mariana. Em meados de 1712, Luís Maria de Montfort elaborou as Regras e fundou uma nova ordem masculina: a dos Missionários da Companhia de Maria.

Esses religiosos, chamados habitualmente de montfortianos, estenderam, aos poucos, as suas actividades pela Europa, América e África. Contudo o seu fundador acompanhou apenas o seu início, porque morreu no dia 28 de abril de 1716 na cidade de São Lourenço, poucos anos depois da sua aprovação.
No dia 22 de janeiro de 1888, o papa Leão XIII declarou-o Beato e Pio XII canonizou-o solenemente no dia 20 de julho de 1947.
Dia 20 de julho de 1996, o papa João Paulo II inseriu a sua festa no calendário romano universal.

Fonte: Edições Paulinas – Família Católica

Adaptação: 33catolico a serviço da Igreja

.

Sem comentários:

Enviar um comentário