domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÃO PIO V - Papa

* 30 ABRIL



São Pio V, Foi Papa de 7 de Janeiro de 1566 com 62 anos até à sua morte.

Nascido no norte da Itália, ingressou aos 14 anos na Ordem Dominicana e fez uma brilhante carreira eclesiástica, como bispo, cardeal, sob o título de Santa Maria Sopra Minerva, inquisidor-mor e por fim Papa.

Aplicou enérgicamente as decisões do Concílio de Trento, restabelecendo a moral e a ascese espiritual e combateu fortemente a Reforma Protestante. Com a sua bula In cœna Domini reafirmou a legitimidade e supremacia da Igreja Católica e da Cabeça Visível do Corpo Místico, o Santo Padre.

Reduziu substancialmente os gastos da Sé de Roma, e foi responsável pela publicação do Catecismo Romano, ordenou o ensino da Teologia tomista nas universidades.

Ordenou a residência compulsória para os clérigos, regulou os hospícios (instituição católica) e pôs em prática as decisões do Concílio.

Com a bula Quo Primum Tempore instituiu a Missa tridentina, através do estabelecimento do texto oficial da Missa e do Ofício Divino que foram a práxis litúrgica ordinária do Rito Latino até ao Concílio Vaticano II. A bula teve por finalidade unificar a Reapresentação do Sacrifício da Cruz e impedir abusos e deturpações no culto sagrado.

Em Roma mandou que Daniele da Volterra, discípulo de Miguel Ângelo, recobrisse com roupas a nudez pintada no teto da Capela Sistina.

Foi Beatificado no dia 27 de Abril de 1672 e foi Canonizado no dia 22 de Maio de 1712.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário